• Na foto do banner, funcionários da EMDEF realizando o trabalho de manutenção de vias.

NOTÍCIAS

NOVIDADES SOBRE A EMDEF E SUA ATUAÇÃO

FRANCA OBTÉM CONCEITO " B " SOBRE GESTÃO FISCAL





A gestão fiscal da Prefeitura de Franca obteve conceito B na avaliação da Firjan (Federação da Indústria do Rio de Janeiro), referente ao ano de 2013, que realiza anualmente uma pesquisa de âmbito nacional. As informações compõem o Índice de Gestão Fiscal dos principais municípios de todo o País, ao todo mais de 5,2 mil. Os números revelam que Franca passou a ocupar a 17ª colocação no Estado de São Paulo, entre as 98 relacionadas, de um total de 629 municípios do Estado relacionadas e a 50º em nível nacional.

Esse índice de Avaliação da FIRJAN, transformou em um dos mais importantes instrumentos aos administradores públicos, já que leva em consideração a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas Prefeituras, tendo como base itens como Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), avalia, conforme o já mencionado a receita própria dos municípios, despesas com pessoal; investimentos; liquidez e custo da dívida e como isso tudo é administrado. Para a secretaria municipal de Finanças de Franca, o conceito B, que compreende as notas de 0,6 a 0,8, dentro desse contexto, tem um significado especial, pois vem atestar que a Prefeitura está fazendo uma boa gestão. Franca foi avaliada com 0,75. Acima de 0,8 é considerado de excelência. Importante ressaltar que apenas cinco municípios, de um total de 5.243, obtiveram conceito A. Dos municípios da região, Franca ficou atrás apenas de São José do Rio Preto.

É de ser destacado que essa colocação privilegiada nos âmbitos nacional e estadual, deve-se ao controle e cautela em relação aos gastos, principalmente, levando-se em conta as adversidades do cenário da economia nacional agravado atualmente, mas que vem enfrentando dificuldades nos últimos anos.

http://www.firjan.org.br/ifdm/ Foto de Franca: Matheus Martins